26
out

Riverwalk

Riverwalk

Publicado na Revista Casa Praia e Jornal Litoral em Pauta. Caraguatatuba, 2023

Desde 1992 o Governo investiu quase 03 bilhões de dólares na despoluição do rio Tietê. Obras para coleta e tratamento do esgoto foram realizadas, mas é preciso ações educacionais e sociais para preservar os rios urbanos no Brasil.

Cidades norte-americanas adotam o Riverwalk para requalificar as margens dos rios urbanos criando parques com áreas para descanso, caminhada, pedalada ou passeios de caiaque, stand up ou no Watertáxi que levam turistas e moradores até restaurantes, museus ou palcos para shows à beira do rio, exemplo do Fort Lauderdale Riverwalk.

A educação ambiental conscientiza as pessoas sobre a importância da preservação dos rios urbanos com promoção do desenvolvimento social e econômico. O Riverwalk Hillsboroug com 4 km de extensão na cidade de Tampa contribui com o sistema de drenagem urbana durante as inundações causadas pelos furacões na Flórida.

Desafios semelhantes aos nossos! O Projeto de Pesquisa “Rios Urbanos: É preciso preservar!” onde Docentes e estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Módulo com apoio das Secretarias Municipais e CEMADEN conseguiram diagnosticar as áreas vulneráveis e elaborar propostas para o desenvolvimento urbano sustentável.

Imagino profissionais da Arquitetura, Urbanismo, Botânica e Engenharia projetando o Riverwalk Juqueriquerê com parques, áreas de lazer e esporte com Watertáxi levando moradores e turistas aos Centros Históricos, Museus, Pólos comerciais, Restaurantes, Teatros no Litoral Norte.

No Brasil temos bons exemplos, conheci os Parques Lineares Urbanos na cidade de Curitiba onde houve a recuperação ambiental das margens dos rios com promoção social, econômica que evitam ocupações irregulares. lugar maravilhoso!

Me siga no Youtube @robsonmartin9830 onde publico vídeos relacionados à arquitetura sustentável. Sucesso na vida!

Robson Martin, Arquiteto e Urbanista.